História das Lowbikes

sexta-feira, 16 de outubro de 2009 0 comentários

As bicicletas estão presentes na cena Lowrider desde os anos 60, quando a Schwinn lançou o modelo Sting-Ray. A grande popularidade da Schwinn e das bicicletas similares foi durante a década de 70.Mas isso não se repetiu nos anos 80, pois os fabricantes criaram novos projetos, surgindo os modelos BMX e Freestyle, com isso a Sting-Ray hibernou.

Ainda que a Schwinn e outros fabricantes tivessem interrompido a fabricação de seus quadros, a Sting-Ray lentamente tornava-se um clássico popular entre os adeptos do Lowrider, criando um mercado para os velhos clássicos. Os eventos Lowrider eram intensos nos anos 90, como resultado, a Sting-Ray estava escassa e mais cara.

As poucas bicicletas usadas não atendiam um grande mercado consumidor. O resultado desse mercado, abriu caminho para o então editor da Lowrider Magazine, Alberto Lopez, que investiu tempo e dinheiro nas clássicas bicicletas. Depois de vários meses de pesquisa, Alberto descobriu que não conseguiria comprar os direitos da Schwinn, isso então foi deixado de lado e algo foi construído similarmente. Era a criação da Aztlan Cruiser e também o começo da Lowrider Bicycle Inc., que podia cobrir todas as necessidades das bicicletas Lowrider. Em 1993, surgi a Lowrider Bicycle Magazine, se tornando a primeira revista especializada nas bicicletas e miniaturas Lowrider. A revista continua em circulação.Com igual dedicação e trabalho aos dos carros, as bicicletas Lowrider são amostras do Estilo de Vida Lowrider em duas rodas.

Fonte: Não revelada

O Lowrider no Brasil

segunda-feira, 12 de outubro de 2009 1 comentários
O começo... 

Para efeito histórico, o primeiro carro Low Rider do Brasil foi montado em Mogi das Cruzes, cidade com cerca de 350 mil habitantes situada a pouco mais de 60 km de São Paulo. O autor da façanha foi o nipo-brasileiro Sérgio Yoshinaga, que passou quase nove anos no Japão aprendendo as técnicas e truques do mais respeitado seguidor da arte no país, o criador e presidente do célebre car club “New Mafia”.

Ao retornar ao Brasil, trazendo na bagagem alguns kits de bombas hidráulicas, Sérgio interessou-se por dar um toque brasileiro à arte chicana que aprendera no Japão: comprou um Galaxie branco, ano 1968, que logo se tornaria o primeiro automóvel Low Rider do Brasil. A transformação se iniciou com a pintura do carro num indescritível tom de roxo (uma das características dos Low Riders são as cores inéditas, extravagantes), permanecendo apenas o teto do Galaxie na cor branca. Com o direito de trazer ao Brasil o nome New Mafia, Sérgio internacionalizou o mais respeitado car club japonês, criando o primeiro car club brasileiro, com o mesmo nome.

Mogi das Cruzes ficou pequena para a curiosidade: pela primeira vez, no Brasil, um carro atrevia-se a pular e dançar - sempre ao som de muito rap, é claro. Poucos meses após transformar um velho Galaxie no primeiro Low Rider brasileiro, Sérgio apresentou-se em programas televisivos, como o "Domingo Legal" (em que permaneceu vários minutos no ar) e "Ratinho Livre" (então na Rede Record), entre outros. No final de 1998, este mesmo Galaxie recepcionou o rapper norte-americano Shabbazz, do grupo Gravediggaz, quando o mesmo veio ao Brasil excursionar com Marcelo D2. Só não foi possível continuar promovendo este carro por problemas pessoais.

Após esse primeiro impulso, Sérgio ajudou o empresário Tatá, de São Paulo, a montar seus dois primeiros Low Riders, dois Impalas: um verde e outro dourado (ambos estampam encartes de alguns CDs, dos grupos RPW, Verbo Pesado e Estado Crítico, entre outros). Com a volta de Sérgio ao Japão em 1998, onde foi aprender mais técnicas do Low Riding, Tatá tornou-se forte referência para a arte chicana no Brasil, montando mais carros que pulam e dando origem a novos car clubs, incluindo o Vida Lôca (de Mano Brown) e o Vida Real, entre outros.


Panorama atual

No final de 2001, Sérgio Yoshinaga retornou do Japão, trazendo novos conhecimentos sobre a arte, além de novas tecnologias. Para tanto, espera poder difundir o Low Riding no seio da comunidade Hip-Hop, apesar de preconceitos que o rotulam como objetos de ostentação. O objetivo, agora, é demonstrar que o lido com carros pode tornar-se uma atividade (e até uma profissão) para jovens de periferia sem rumo, bem como outros ofícios criados pelo Hip-Hop, como DJs, produtores, engenheiros de som, grafiteiros, oficineiros de break (e grafite), entre outros.

Outro objetivo é demonstrar que ninguém vive de "neurose" 24 horas por dia, e que todos têm direito à diversão - e, acreditem, "dar um rolê" em um Low Rider ao som de rap é bastante divertido. Quanto aos que dizem que Low Riding é "coisa de americano" (como se o próprio Hip-Hop não fosse), devem saber que as informações sobre a origem dessa arte apontam para o México, um país tão pobre quanto o Brasil.

Fonte: Desconhecida (Se esse texto pertencer a você ou algum site, favor entre em contato conosco através do link contato em nosso menu, ou poste algum comentário com o link e o seu nome.)

História do Lowrider

sábado, 10 de outubro de 2009 0 comentários
O que é Lowrider ?




Traduzindo podemos dizer que a palavra Lowrider significa "andar baixo". Poderiamos dizer ainda que Lowrider a grosso modo, é um veículo que apresenta uma pintura especial, com rodas especiais e um sistema hidráulico na suspensão que faz com que ele tenha movimentos, como por exemplo: pular ou andar bem perto do chão ! Mas não é só isso...

Quando se fala em Lowrider, se fala em arte, cultura, imaginação e filosofia de vida. Antes de mais nada não podemos esquecer que o Lowrider, faz parte da cultura "Chicana". O Lowrider é um dos componentes mais importantes que em conjunto a outros elementos formam à cultura Chicana como um todo. Os Chicanos (mexicanos que residem em Los Angeles-L.A.), são os idealizadores e inventores do Lowrider. Em meados de 1956, Frank Aguirre deu o primeiro passo para a criação do Lowrider, quando em um "Corvette" do ano, aplicou pela primeira vez a pintura personalizada com purpurina e mais alguns detalhes e acessórios no carro. Na época não havia nada parecido, e o carro modificado se destacava de todos os outros modelos existentes. E não para por aí...

A evolução...

Os anos se passaram e as técnicas e ideias em cima dos carros foram evoluindo, até que tomasse grandes proporções a ponto de utilizar-se sistemas hidráulicos acionados por bombas que fazem com que o carro realize movimentos até então inemagináveis.
No começo algumas peças eram adaptadas na montagem, como por exemplo os dumps (peças de avião), e depois com o tempo começaram a fabricar os "Kits de hydraulics" exclusivamente adaptados para os carros. Acabou virando realmente um conceito diferente para carros grandes, compactos e pick-up's e muito mais. Uma forma de valorizar a imaginação e influência da cultura Chicana nos E.U.A. principalmente em Los Angeles. No final dos anos 70 e início dos anos 80, ocorreu a explosão maior do Lowrider, com a realização da primeira feira oficial de Lowrider na "Califórnia" em 1979. A partir de então outras feiras vieram, eventos, revistas, filmes e a indústria de peças e lojas especializadas em Lowrider. Nos dias de hoje o Lowrider é a forma de "Motorsport" que mais cresce nos E.U.A. conforme publicação de livros e revistas especializadas. Vários modelos de carros estão voltados para o Lowrider criando estilos como os "Euros", "Bombs" e as "Lowbikes".


O carro mais utilizado para criação do Lowrider é o Chevrolet Impala, porém outros carros também podem ser utilizados tais como: Cadillac, Lincoln, Monte Carlo, El Camino, Oldsmobile, etc, e para os carros nacionais o Galaxie, e o Landau.
O Lowrider vai além do fascínio dos adimiradores de carros em geral e segue caminhando ao lado do maior movimento cultural de todos os tempos, o movimento Hip-Hop!
A partir de então Rapper's, negros, brancos e até membros de gangues, passaram a adotar o Lowrider, e fazê-lo sempre presente até os dias de hoje. E como não poderia deixar de ser o Lowrider foi difundido em diversos países e regiões do mundo tais como : Japão, Europa, América Latina e do Norte e no Brasil! Então é desta forma que o Lowrider surgiu para o mundo e como ele está presente através da Arte e da Cultura... VIVA LOWRIDER!

Sobre

quinta-feira, 8 de outubro de 2009 0 comentários
O site Lowbike Brasil é um blog e um de seus objetivos é transmitir informações para os amantes de Lowbikes.
  • Informações e dicas de construção de Lowbikes;
  • Textos relacionados ao assunto;
  • Entrevistas com donos de Lowbikes;
  • Informações sobre o estilo no Brasil e Mundo;
  • Divulgação de sites e comunidades relacionadas ao assunto;
Sejam todos bem-vindos!